quarta-feira, setembro 29, 2010

Os médicos e as suas opiniões

Ando desde sexta para escrever mas passei o fim-de-semana à volta do curriculum e estes dois dias no curso.
O regresso às aulas é de facto fantástico: )))


Há médicos que têm o condão de nos barafundir as ideias.
Se é verdade que onde estão dois advogados há pelo menos 3 opiniões, não é menos verdade que isso também se passa com os médicos.

E a coisa piora bastante quando sentimos que não se entendem em coisas que são significativas para nós.

Aos 36 anos e após mamografia e ecografia mamária descobri que tenho muitos quistos, dado o historial da família devo ser vigiada anualmente – médica de infertilidade que me deu alta.

A vigilância deve ser feita apenas por ecografia, inicialmente anual e depois de dois em dois anos se não se registarem alterações – aprendiz de feiticeira do meu médico de família. As radiações podem dar origem àquilo que pretendemos evitar (e cujo nome não se pronuncia na minha família).

Com a sua idade, e apesar do histórico familiar, vamos fazer uma ecografia, se houver alterações significativas então faz-se a mamografia – ginecologista que consultei porque não acreditei na aprendiz de feiticeira.

Mulheres com historial na família vigilância aos 30, anual e com mamografia. Quistos não se tratam e tenham 4mm ou 4cm devem ter o mesmo tratamento (nenhum). A sra está cheia de quistos…nada de mais…espere…bem…está aqui um…olhe eu vou colocar no relatório que deve repetir a ecografia e mamografia daqui a 6 meses. E a partir dessa data faz anualmente as duas coisas. – Radiologista que começa a conversa com a frase “Não quero dizer mal da sua médica, mas de mamas percebo eu”.

Parece que todos percebem…é o que nos vale.

Bem, daqui a 6 meses repito e faço a mamografia.

Bem... tirando toda esta conversa não correu nada mal, não me magoou e ao menos são só quistos, excepto “aquele” que não aparecia na anterior e que tem características diferentes.

Sem comentários: