terça-feira, junho 23, 2009

O que se ganha com a infertilidade

Não são só coisas más que esta doença nos traz.
Aqui fica uma listinha de coisas boas:
- Superarmos alguns dos nossos medos. Medo de agulhas, medo de médicos...
- Lutarmos com forças que nunca pensámos ter. Renovarmos a cada novo tratamento essas forças.
- Fazermos amizades com estranhos que nos entendem melhor do que tanta gente que nos rodeia.
- Sentirmos nas vitórias de outras lutadoras a nossa própria vitória, ainda que ela esteja a demorar a chegar.
- Ganharmos amizades para a vida. Havia uma frase que adorava na adolescência "Poderás esquecer com quem riste, mas jamais esquecerás com quem choraste". E não esqueceremos concerteza quem nos acompanhou em momentos tão difíceis.
- Acreditarmos cada vez mais nesta frase: "Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante", os nossos filhos irão ter todo este amor que temos acumulado dentro de nós. Porque afinal, sabemos que vamos ser mães, só não sabemos quando (escrevi isto pela primeira vez há quase 3 anos) nem como.
- Conseguirmos ficar mais próximas, mais cúmplices, mais unidas aos homens que mais ou menos silenciosos nos acompanham nesta luta.

4 comentários:

Lis disse...

É isso mesmo, nada é 100% bom ou 100% mau. E é sobretudo quando passamos por coisas más que surge a oportunidade de crescer, de evoluir, de aprender! Quem é que havia de dizer que actualmente já não me faz impressão certas coisas, entro e saio dos hospitais sem me impressionar, e até sou capaz de me injectar de olhos fechados! (esta só nós é que sabemos!)

Tenho consciência que esta doença me tornou mais humana, mais tolerante, mais atenta aos outros. E mais piegas também, mas sobretudo, muito mais forte!

Grande beijinho!

Lis

Maruja disse...

Ai amiga, medo de agulhas acho que nunca vou perder, mesmo já com a barriga toda picada! Continuo a fechar os olhos cada vez que o meu amor enfermeiro se aproxima :)

Mas claro que concordo em absoluto contigo quando falas das redes de amizade e proximidade que se vão fomentando! Elas são reais e bastante forte, porque o sentir é comum e a compreensão e empatia é quase imediata!

Ganhei muitas amigas e sem dúvida que sou uma pessoa melhor por isso! Da vossa força, da tua força, faço a minha força!!

Bjocas

belém disse...

lindos estes teus 2 textos.

Su disse...

Subsescrevo as tuas palavras...acrescentaria ainda que reforça a união, amizade e amor entre o casal!
Joquinhas***