segunda-feira, abril 30, 2012

39 semanas e 6 dias


Amanhã já é Maio, amanhã já são as 40...
Isto começa a dar indícios que sou a excepção à regra na família...As gravidezes não chegam às 40 semanas, os partos são rápidos...bem, se virmos bem as coisas o simples facto de ficarem grávidas também foi muito mais rápido do que comigo...

Então eis que fizémos o CTG e a Helena dos "velhos tempos" voltou à carga. Barriguinha cheia, ambiente calmo...soneca...
Ela e outras duas tiveram de ser abanadas para acordarem, mas assim que acordou mais ninguém a parou...minhas ricas costelas.
A urina estava boa, a tensão também, o peso continua a subir...começo a ter curiosidade de quanto é que esta boneca irá pesar...

Hoje éramos muitas com 40, 41 semanas e a enfermeira teceu algumas considerações sobre o assunto.
A maior parte dos médicos estipula as 41 semanas como limite, dado que os bebés acabam por envelhecer se passarem esse tempo.
Por acaso já tinha lido sobre o assunto, mas nem me lembrava. Quer em termos de pele quer em termos de articulações e músculos.
Por outro lado o bebé pode começar com falta de espaço, pouco líquido, placenta envelhecida e surgirem outras complicações.

A enfermeira falou de mais, disse a uma senhora que tem a indução do parto marcada para amanhã: ahh não se preocupe, 4º filho é rápido, os partos de 1º filho é que podem demorar...
Olhou para mim e arrependeu-se (eu tinha acabado de dizer, 1º filho e indução na mesma frase segundos antes...): não quer dizer que no 1º filho seja demorado...pode demorar mais, mas até às contracções não há dores...e depois há a epidural.
Esqueceu-se apenas de dizer que a epidural só é dada aos 5cm de dilatação...e eu achei que nem lhe devia dizer que sabia desse "pequeno" pormenor.

Depois tive a consulta...e se um toque incomoda muita gente...
Dois toques incomodam muito mais.
Ainda estou para saber como reagiria o aprendiz-de-feiticeiro, que já tinha a luva preparada se à pergunta: importa-se que lhe faça outro toque?
Eu tivesse respondido: Importo!
A médica ainda acrescentou: a senhora sabe que nesta fase quantos mais toques melhor.
Deu vontade de responder, nesta e noutras fases toques só do meu marido...
E que se concluiu? Colo fechado e mole, com início de extinção mas sem dilatação nenhuma...
Fiz ainda uma ecografia para medição do líquido e parece estar em quantidade suficiente para aguentarmos até sábado.
Assim sendo trouxe um papel para o internamento, devo apresentar-me no hotel no sábado, às 8 da matina, com pequeno-almoço tomado.
Aproveitei para perguntar à médica se o parto seria mesmo no sábado... "em princípio é, mas de domingo não passa".

Bem...andar a pé, subir e descer escadas de lado, fazer amor, aspirar a casa toda de seguida, e fazer um bolo de canela? ;)

2 comentários:

Marina Rocha disse...

É, o que posso te falar: uma ótima hora, e um parto tranquilo pra vocês.

beijos.

Isa disse...

Este quase final foi em tudo parecido com o meu! Lol
Posso dizer que o tempo de duração da indução até ao parto foi relativamente rápido com a indução, pode ser que contigo aconteça o mesmo!
Também me fartei de andar nos últimos dias, até foi andar de carro para estradas de paralelo e mesmo assim nada!
Mas se até sábado nada acontecer, desejo-te uma boa estadia e vais ver que tudo vai correr bem!
Beijinhos