quarta-feira, março 02, 2011

Alguma vez engravidou?

Nas várias consultas que tenho tido: infertilidade, reumatologia, endocrinologia… volta e meia surge a pergunta: alguma vez engravidou?
A resposta era invariavelmente: que eu saiba não.

Sim, porque muitas são as mulheres que estão grávidas sem saber, e do que sei tal nunca me aconteceu.

Hoje numa consulta de reumatologia de rotina fui atendida por outra médica, e lá veio a pergunta sem se fazer anunciar: alguma vez engravidou?
- Já, fiz um tratamento de infertilidade e tive positivo no mês passado, mas foi apenas uma bioquímica. Antes disso e que saiba nunca engravidei.

Ela tentou perceber se a dificuldade em engravidar teria alguma causa auto-imune, mas como temos um diagnóstico claro não lhe parece ser o caso.
Aliás nas primeiras consultas de infertilidade disseram-me: para já têm problemas em engravidar, mais à frente poderá surgir dificuldade em levar uma gravidez até ao fim por causa dos anticorpos.

Esta médica pelo sim e pelo não decidiu acrescentar uns pedidos nas análises, um dos quais ao ácido fólico.

Mexeu comigo ter de falar da bioquímica, algo que já contei a tanta gente quase de modo racional.
Mas por vezes uma pergunta que foi feita vezes sem conta, tem uma resposta diferente, apanha-nos de surpresa e trememos ao pensar: podia ter sido diferente desta vez.

3 comentários:

Lina disse...

Ai que coisas dificeis pelas quais temos que passar e enfrentar no dia a dia...
Força e bola para a frente.

Beijinhos nossos

CS disse...

Sei bem o que dói uma bioquímica...
Mas olha, já que andam nas "autópsias", mais uma para analisar não parece nada mal. Tudo que invalide uma falha é menos um problema, certo?

Agora a pergunta anda sempre que entras num médico ou hospital, em rx's, etc... e lá se amadurece por dentro a responder sem esganar ninguém ou a verter baba e ranho.

Anjinho disse...

Amiga e como é difícil.....
Qnt aos anti corpos, meu médico já falou numa injessão q se toma pra resolver o problema, só q ñ sei exatamente qual o problema de vcs.
Deus vos abençoe.....e se puder, passa lá no meu cantinho pra conhecer a minha história.
bju grande!