segunda-feira, fevereiro 14, 2011

O rescaldo

Até ao momento fiz 3 betas em 6 tratamentos. Não contabilizo todos os tratamentos feitos apenas com comprimidos, nem as tentativas de gravidez espontânea com recurso a testes de farmácia.
As betas trazem consigo um extra de ansiedade, a recolha é feita logo pela manhã, mas o resultado demora horas a chegar, e no meu caso tem sido sempre um mau resultado.
No imediato segue-se o choro, as sms a avisar do resultado, e uma noite muito mal dormida em que tento esquecer este não que a vida me deu, mas sem sucesso.

O pior dia nunca é o do negativo, a adrenalina desse dia faz com que no geral consiga aguentar “bem”, e o choro conforta-me até acabar por ser vencida pelo cansaço e adormecer.
O passo seguinte é a chegada do período, a marca definitiva do fim de mais um ciclo sem o sucesso pretendido.
Mais ou menos doloroso este dia traz-me de volta à realidade. Digamos que entre a beta e o período ando meio anestesiada.
Desta vez não foi diferente, ou melhor até foi mas para pior.
A notícia de ter sido uma bioquímica levou-me a ainda esperar um milagre, afinal desta vez até houve algum entendimento entre o embrião e o útero, e só ontem consegui render-me à evidência.

Estes dias têm sido a pensar mais no mesmo e sempre com questões novas, chegando ao cúmulo de dar várias interpretações para o mesmo facto.

- se tivesse tomado aspirina ou corticóides teria ajudado nesta bioquímica?
- se não tivesse tido aqueles problemas todos antes do tratamento teria conseguido?
- por quanto tempo mais conseguirei ter ovócitos capazes de serem microinjectados, já que de 11 apenas tive 2 embriões, dos quais apenas um foi aproveitado?
- será que a médica se vai lembrar que me disse que apenas podia fazer um tratamento? Já deu para perceber que nem sempre se lembra do que disse, o que me dá alguma esperança.
- Porque motivo emagreci um kilo neste tratamento? Sim, em vez do habitual aumento de dois kilos, neste perdi um kilo. Comecei a pílula com 67, na estimulação ia com 66,5, punção com 66 e no dia da beta 65,5, recuperando os 66 com a vinda do período.
- o facto de ter feito caminhadas no repouso terá efectivamente ajudado na implantação? Sim, porque não fui trabalhar, mas liguei a passadeira em casa para sem apanhar frio caminhar lentamente como me tinham recomendado.

Outras questões acabarão por surgir porque a nossa cabeça não pára e guarda todas as dúvidas para um dia atirar cá para fora e colocar-nos a pensar.

1 comentário:

Anjinho disse...

é amiga realmente é mto difícil nossa caminhada. Qnd pensamos q já passamos por tdo, nos vem mais uma pra nos arrebentar de vez.
A única coisa q tenho a te dizer é q precisamos ter fé, pois esta é o firme fundamentdo das coisas que ñ se vêm e a certeza daquilo q se espera.
Nunca desita dos seus sonhos.
Nosso Deus o dono da vida, para Ele nda é impossível. Força sempre.
Só uma perguntinha: vc nunca pensou na possibilidade de adoção? sei q ñ é a mesma coisa de nos sentir grávida, pq deve ser uma sençasão diferente, afinal, ñ vamos poder acompanhar a gravidez, sentir o bb mecher e tal, mas de repente pode nos servir de consolo, sei lá.....
Estou no mesmo barco q vc querida, por isso a pergunta.
bjus e boa semana pra ti.